quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Belém do Pará

Fernando esteve em Belém na semana de 04 a 07 de novembro. Achou a cidade bonita e ficou bem impressionado com a quantidade e o nível de conservação dos prédios históricos. As ruas são em geral sombreadas por mangueiras, algumas delas centenárias, alcançando mais de 20 metros de altura, onde se ouve o grito de bandos de periquitos. Ficou também impressionado pela religiosidade e fé da população em Nossa Senhora de Nazaré.

Catedral da Sé

Igreja de Nossa Senhora de Nazaré

Teatro da Paz

Praça do Relógio - Ver o Peso

Quanto à culinária, integra a culinária regional da Amazônia, sendo rica e variada. Entre os pratos típicos, muitos deles originários da cultura indígena, podemos citar: pato no tucupi, tacaca, pratos na base da carne de tartaruga e de caranguejo, maniçoba, jambú e uma variedade de peixes de rio, onde se destacam o filhote, o pirarucu e o tambaqui.

Abaixo mostramos as fotografias de alguns pratos degustados por Fernando, com destaque para o Lombo de Filhote preparado de diversas formas. Para quem não conhece, piraíba ou filhote é um peixe de couro, de coloração escura, cabeça grande, olhos pequenos da família dos bagres, sendo sua carne saborosa e branca. Pode pesar 300kg e medir cerca de 2m de comprimento. Contudo, atualmente, os exemplares capturados pesam abaixo de 10kg. Indivíduos pesando até 60 kg são chamados de filhote pela população da Amazônia.



Arroz de Pato com Jambú e Maniçoba

Codorna com queijo

Lombo de Filhote Frito

Lombo de Filhote com Molho de Camarão

Peixe com Molho de Tucupi Cremoso e Molho de Pimenta de Cheiro

A cidade conta com diversos restaurantes de boa qualidade. Recomendamos irem à Estação das Docas para comerem um bufê de pratos típicos nos restaurantes ali existentes e depois dar um passeio pelo Mercado de Ver o Peso para fazer a digestão e comprar coisas típicas.

 Estação das Docas

Mercado do Peixe no Ver o Peso



Nenhum comentário: