quinta-feira, 28 de maio de 2009

Pirão de Peixe


Pirão de peixe é um prato típico brasileiro, devendo ser de origem indígena, já que é feito com farinha de mandioca, planta nativa da América do Sul. Os escravos africanos também faziam pirão, mas com outros tipos de farinha.

Normalmente, o pirão é feito com a cabeça ou o rabo, pois o peixe só entra para dar gosto no caldo e a sobra sólida, depois de coado o caldo, é normalmente jogada fora. Mas, nós utilizamos as pontas de um filé de peixe grande com a intenção de fazer uns bolinhos de peixe deliciosos com a sobra sólida, como vocês verão na próxima postagem.

O pirão é um ótimo acompanhamento para peixe e frutos do mar fritos ou cozidos.

Ingredientes:

Pedaços de peixe, com ou sem espinhas.
2 colheres de chá de extrato de tomate (opcional)
1 tomate picado
½ cebola picada
Tempero de alho e sal
Tabasco ou pimenta malagueta (nós usamos 1 colher de chá de Tabasco)
3 colheres de sopa de farinha de mandioca torrada
4 xícaras de água
1 colher de sopa de azeite

Modo de fazer:

Numa panela, colocar a água para ferver. Baixar o fogo, colocar os demais ingredientes e cozinhar com a panela tampada até o caldo pegar o gosto do peixe. Coar o caldo numa peneira, espremendo bem a parte sólida na peneira. Jogar fora a parte sólida. Voltar a ferver o caldo, adicionar a farinha de mandioca aos poucos, mexendo sem parar para não empelotar. Baixar o fogo e continuar mexendo até alcançar a consistência desejada.

English version: Mush of Fish

Ingredients:

Pieces of fish, bones in or boneless (can be head or tail)
2 teaspoons tomato paste (optional)
1 tomato, chopped
½ chopped onion
Garlic and salt
1 teaspoon Tabasco
3 tablespoons toasted manioc (yucca) flour
4 cups water
1 tablespoon olive oil

How to make:

In a pan, bring water to boil. Reduce heat to low. Place all ingredients (except toasted manioc flour) and simmer covered for about 5 minutes. Strain the stock, pressing the solids to extract all the liquid possible. Discard the solids and bring to boil the liquid. Slowly pour in the toasted manioc flour stirring in circular movements with a wood spoon to prevent lumps. Allow the mixture to bubble, whisking constantly. Reduce heat to low. Keep stirring until mush of fish is done.

Mush of fish is an excellent side dish for fried or boiling fish and seafoods.

Nenhum comentário: