terça-feira, 5 de maio de 2009

Pernil de Porco Assado em Vinha d’Alhos


Este prato pode ser usado como prato principal ou para fazer o tradicional Sanduíche de Pernil, encontrado na maioria dos botequins cariocas.
Ingredientes:
1,6 kg de pernil de porco

Vinha d’Alhos:
1 xícara de vinho tinto (nós usamos o vinho italiano Le Mire – Rosso di Toscana)
2 dentes de alho, amassados
Suco de ½ limão
Tempero misto em pó: cominho, pimenta do reino e louro
Noz moscada
2 colheres de chá de sal

Modo de fazer:

Fazer furos no pernil com um garfo.

Misturar todos os ingredientes da vinha d’alhos e regar bem o pernil com a mistura. Colocar o pernil num tabuleiro de assar e deixar curtindo na marinada por mais de 3 horas, virando o pernil de vez em quando, de preferência na geladeira.

Levar o tabuleiro ao forno em temperatura de cerca de 260º C, envolto em papel alumínio por aproximadamente 2 horas ou até ficar macio. Não se esquecer de regar o pernil de vez em quando com a vinha d’alhos. Se o molho for secar, prepare mais um pouco da vinha d’alhos quente e regue o pernil. Quando o pernil estiver macio, tire o papel laminado e deixe dourar. Não se esqueça de virar o pernil para dourar de todos os lados.


Baked Pork Leg with Vinha d’Alhos (Wine and Garlic) Marinade

Ingredients:
1.6 kg pork leg (could be without the bone, also known as fresh ham)
1 cup red wine (we use the italian wine Le Mire – Rosso di Toscana)
2 cloves garlic, smashed
Juice of ½ lime
Ground cumin, black pepper and bay leaf
Ground nutmeg
2 teaspoons salt

How to make:

Hole leg with a fork.

Combine all ingredients of vinha d’alhos. Place pork leg in a greased baking dish and add marinade. Set aside in the refrigerator for 3 hours or longer, turning occasionally.

Cover greased baking dish with foil and bake pork leg at 260o C for about 2 hours or until meat is tender. Make sure to check along the way: if the dish looks dry, add a bit more warm vinha d’alhos. When leg is tender, remove foil and bake uncovered, turn occasionally, until golden.

Nenhum comentário: