sexta-feira, 29 de maio de 2009

Bolinho de Peixe a Ipanema Pitanga


Antes de falarmos sobre a receita do bolinho de peixe, gostaríamos de agradecer o amável e-mail enviado pelo Sr. Névio Campos do restaurante Victória Grill, situado na Ilha do Leite em Recife. Fica aí a sugestão de um grill em Recife, indicado para concorrer ao melhor self-service pela Revista Veja/Recife (http://www.victoriagrill.com.br/)

Voltando ao objeto da postagem, observamos que fizemos os bolinhos com a sobra sólida da coagem do caldo utilizado na receita de Pirão de Peixe e com uns pedaços de inhame cozidos que estavam na geladeira. Como o peixe e o inhame já estavam temperados, não usamos mais temperos. Observamos ainda que a receita ficará boa também com outras sobras de raízes cozidas em substituição ao inhame, como batata, cará e mandioca.


Ingredientes:

1 ½ xícaras de peixe cozido sem espinhas (usamos as sobras de peixe com temperos oriundas da coagem do caldo de peixe)
2 pedaços de inhame cozidos
1 ovo
2 colheres de sopa de farinha de rosca
2 colheres de chá de fermento em pó
Óleo vegetal para fritar

Passar as sobras de peixe e de inhame no liquidificador ou processador. Colocar numa vasilha e misturar com os demais ingredientes. Esquentar o óleo numa frigideira em fogo médio. Tirar porções da mistura com uma colher de sopa, moldando um pouco com as mãos, e fritar até os bolinhos ficarem dourados por inteiros (é o processo de fritar as colheradas). Retirar os bolinhos com uma escumadeira e secar em papel toalha.

English version: Fish Ball Ipanema Pitanga-Style

We make these fish balls with solid part strained of Mush of Fish stock and a leftover of boiled yam.

Ingredients:

1 ½ cups seasoned boiled fish, boneless
2 pieces boiled yans
1 egg
2 tablespoons fine dry bread crumbs
2 teaspoons baking-powder
Vegetal oil to fry

How to make:

Blend fish and yam leftovers in a blender or food processor. In a bowl, combine all ingredients and mix well with the hands. In a frying pan, drop mixture by rounded tablespoonfuls a few at a time (in batches) into vegetal oil heated to medium. Fry until golden-brown. Turn as needed for even browning. Remove with slotted metal spoon. Drain on paper towels.

Nenhum comentário: