domingo, 26 de abril de 2009

Filé de Salmão Assado com Alecrim

Sábado acordamos cedo e fomos comprar peixe no Mercado São Pedro em Niterói. Todo mês vamos lá adquirir peixes e frutos do mar em quantidade suficiente para o consumo de um mês. O mercado, além de vender produtos realmente frescos, tem preços bem inferiores aos das peixarias e feiras livres do Rio de Janeiro, Se quiser, pode estender o programa e comer nos restaurantes localizados no segundo andar do mercado. Uma boa pedida é peixe frito acompanhado de uma cerveja bem gelada. Abaixo mostramos dois de nossos fornecedores:



Quando chegamos em casa, separamos uns filés de salmão para o almoço, temperamos e deixamos marinando na geladeira. Enquanto o peixe estava curtindo, aproveitamos para dar um mergulho na praia.

Optamos por fazer um peixe bem prático e saudável, temperado apenas com alho, sal, alecrim fresco e azeite de oliva. Assim, quando chegamos da praia foi só colocar no forno por cerca de 20 minutos.

Ingredientes:

2 filés de salmão
Alho e sal à vontade (nós usamos tempero pronto)
Alecrim fresco picado
Azeite de Oliva

Modo de fazer:

Temperar os filés com alho e sal. Colocar os filés num pirex com a pele do peixe para baixo. A seguir, regar com um pouco de azeite e espalhar o alecrim fresco por cima. Deixar curtindo na geladeira por cerca de 1 hora.

Aquecer o forno em temperatura alta e quando estiver bem quente, baixar para médio. A seguir colocar o pirex descoberto com o peixe por cerca de 20 minutos. Tirar do forno e bom apetite.

Nós o servimos acompanhado de uma salada verde (alface e agrião), arroz e pirê de batata.



English version: Baked Salmon Filet with Rosemary

Ingredients:

2 salmon filets
Garlic and salt
Fresh rosemary
Olive oil

How to make:

Seasoning salmon filets with salt and garlic. Arrange filets on pyrex, skin down. Put over olive oil and fresh rosemary. Reserve and let marinated in the fridge for about 1 hour.

Preheat oven to high. Then turn to medium and put fish. Bake uncovered for about 20 minutes. Remove, bon apetite.

We serve with a green salad, rice and mash potato.

Um comentário:

Sheila Zagury disse...

Acabei de fazer hoje, ficou uma delícia! Obrigada por compartilhar! Sheila Zagury.