domingo, 29 de março de 2009

Pudim de Pão

Esta receita de Pudim de Pão é uma adaptação de uma receita tirada da Revista Água na Boca, na qual introduzimos várias modificações, principalmente no modo de fazer, já que a receita original era para ser feita no microondas e em potes individuais.

Ingredientes:

1 xícara de açúcar
½ litro de leite
5 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de rum (usamos vinho do porto)
1 lata de leite condensado
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de canela em pó (usamos um pouco mais)
3 gemas de ovo
1 xícara de uvas passas sem caroço
6 pães franceses amanhecidos

Modo de fazer:
Levar o leite, a baunilha e a canela em uma vasilha no fogo e esperar levantar fervura, sempre mexendo. Retirar do fogo.
Picar os pães, colocar em uma tigela, regar com a mistura de leite e deixar descansar um pouco. Transferir para o liquidificador, juntar as gemas, o leite condensado, a manteiga e o vinho do porto. Bater até obter uma mistura cremosa. Incorporar as uvas passas e reservar.
Misturar o açúcar com a água e fazer uma calda caramelada na própria forma de bolo (ou pudim) que vai fazer o pudim. Ir mexendo até dourar. Outra opção é fazer uma calda com Karo.
Em seguida, despejar a massa na forma. Colocar no forno médio em banho maria durante cerca de 45 minutos. Para ver se está no ponto, enfiar um palito e ver se ele sai limpo. Retirar do forno, esperar um pouco e desinformar com o pudim ainda morno, pois não pode deixar a calda endurecer.

Nenhum comentário: